10 ideias para um casamento mais simples e zen! - Tiago Ferreirinha - Fotógrafo de Casamento

10 ideias para um casamento mais simples e zen!

Ideias de casamento simples e zen. fotografo de casamento porto.
Confettis coloridos são uma grande ideia para atirar aos noivos a sair da igreja

Depois de muitos casamentos e histórias fotografadas, acho que posso partilhar algumas sugestões e dicas rápidas com vocês para vos ajudar nas ideias para um casamento mais simples e zen. Com este artigo espero inspirar-vos a terem um casamento mais tranquilo, à vossa imagem.

1. O mais importante é: Divirtam-se! Não, a sério, divirtam-se!

Não têm ideia da quantidade de noivos que já vi preocupados com tudo, todos os pormenores, todas as pessoas que só vêm a cada 10 anos , esforçando-se para que tudo seja perfeito, que se esquecem que são os outros que estão ali para eles, é o vosso casamento! É suposto divertirem-se. Para isso acontecer (divertirem-se e não se preocuparem) devem ter essa mentalidade desde o início e levar essa resolução até ao fim. Depois há um fator que ajuda muito, que é trabalhar com fornecedores com o mesmo espírito e que sejam profissionais para vos resolverem os problemas e não para os criarem.

2. Escolham alguém para ser o vosso SOS !

Um dia de casamento pode ser bastante atribulado para os noivos e para isso considero necessário existir um SOS. Peçam ao melhor amigo, a uma dama de honor, à irmã, mas escolham uma pessoa para que quando vir que vocês se estão a deixar absorver pelas preocupações e a entrar em piloto automático, vos tire dali e vos leve a arejar e respirar um bocadinho. De preferência com um copo na mão 😉

3. Permitam-se a vocês e aos vossos convidados algum tempo livre.

Não preencham todo (!) o dia do vosso casamento com atividades e surpresas porque algumas coisas podem levar mais tempo do que o previsto ( malditos projetores que nunca funcionam quando são precisos 😛 ) e tornarem-se fontes de stress desnecessários. Provavelmente as pessoas já não se vêm há algum tempo e por isso gostam de falar e socializar. E para isso é preciso estarem relaxados e terem tempo.

4. Começar uma cerimónia mais cedo não é significado de um dia melhor aproveitado.

Lembrem-se das horas a que têm que acordar para se preparar… quando chegarem ao final da tarde já estão cansados e sem grande paciência. Uma cerimónia um pouco mais tarde, com um dia bem organizado e vão ver que têm tempo para tudo e que o casamento está sempre vivo e será memorável! Eu sei que é provável que os valores gastos num dia maior ou num dia menor sejam semelhantes ou até os mesmos mas tentam lembra-se que o mais importante é a qualidade da experiência no vosso dia e não a duração do evento.

5. Quando escolherem locais, pensem sempre na luz.

Quanto mais luz natural melhor, de preferência sem ser direta. Luz artificial também é algo a evitar. Se tiverem isto em conta têm mais garantias de fotos lindas que guardaram para sempre e que no dia os fotógrafos não rpecisam perder muito tempo a procurar espaços que garantam a melhor luz que as vossas fotos merecem. A exceção é a primeira dança ou espaços escuros sem outra alternativa (como certas igrejas) , aí certifiquem-se que o espaço ou o DJ têm um bom sistema de luzes ou que o fotógrafo vai preparado ( e para isso será necessário comunicar-lhe).

6. Incentivem o convívio!

Realizar atividades nos dias anteriores ao casamento com os convidados, principalmente familiares e amigos chegados, permitem que todos cheguem ao dia do casamento mais familiarizados e entrosados. E isso significa mais confianças, mais alegria, boa disposição e boa vontade para resolverem juntos todos os contratempos! Portanto comecem a pensar em ideias…temáticas talvez ?

7. O número de contacto nunca deve ser o vosso.

O número de contacto significa que no caso de algum convidado estar com dúvidas sobre como chegar aos locais, se estiver atrasado ou simplesmente perguntar se está tudo bem não são vocês a atender. Peçam aos amigos ou familiares se podem ser o número de contacto dos convidados e depois ponham-no nos convites, numa mensagem ou e-mail enviados antes do casamento . Não devem ser vocês a receber chamadas a dizer “Estou atrasado para a cerimónia” ou “perdi-me no caminho para a quinta”. Afinal o objetivo é um casamento zen certo?

8. O maior erro que vejo os noivos cometerem é não perderem tempo suficiente a escolher um fornecedor.

Por exemplo, se têm a ideia de que querem festa a noite toda, com os convidados na pista on fire, porque razão deviam deixar a escolha do DJ para outra pessoa? Ou para a quinta? Dessa forma correm o risco de não gostarem da abordagem ou postura durante a noite e sentirem-se frustrados. Vejam opções nos sites casamentos.pt ou ZankYou . O fotógrafo com quem escolherem trabalhar também pode dar-vos referências que se adaptem ao vosso estilo. Mas não deixem de serem vocês a escolher. Perdem algum tempo antes mas isso garante que no dia tudo está de acordo com as vossas preferências e desejos

9. As tradições já não são o que eram. E isso pode ser bom!

Não faz sentido ter um bolo se vocês não gostam de bolo ou brindar com champanhe se não gostam de champanhe. Brindem com coca-cola, vodka ou cerveja! Não gostam de dançar em frente aos convidados? Não o façam! Ou requisitem os vossos amigos para vos acompanharem. Tornem este dia vosso e criem as vossas próprias tradições. Quem sabe algumas não viram moda?

10. Todos os fornecedores na mesma página!

Se querem que todos os fornecedores estejam sintonizados naquilo que vocês pretendem a nível de inspiração para o vosso dia criem moodboards! No pinterest por exemplo, para que possam partilhá-los facilmente com toda a gente. E garantam que eles comuniquem entre si para estabelecerem horários em conjunto para que no dia se articulem o melhor possível para vos garantir a melhor experiência. Quando não existe esta comunicação e no caso de algum atraso, pode complicar o resto do dia se não existir um entendimento e comunicação prévios, afinal todos querem garantir que o seu serviço corresponde a todas as expectativas. Podem ver mais dicas extra em baixo porque claramente 10 não eram suficientes 😛

Dica extra #1

Levem sapatilhas ou outro calçado confortável! Também , no caso das mulheres, colocarem alguma coisa no vestido para que o possam prender e subir é sempre bem jogado. Ou levar alfinetes! Homens devem lembrar-se do mesmo no que toca ao calçado!

Dica extra #2

Se há coisa que me torna admirador instantâneo dos espaços escolhidos para a festa é quando utilizam sparkles grandes! Por isso nada nesta vida bate um sparkle que ainda está ativo na chegada à zona do corte do bolo ao contrário daqueles minúsculos que já apagaram nos primeiros convidados quando as últimas pessoas ainda estão a tentar acender o delas…

Concluindo, espero que este artigo vos tenha inspirado a terem coragem para fazer diferente tal como a Margarida e o Gabriel ! You do you!

Um abraço,

Tiago