6 ideias para um casamento ecológico!

6 ideias para um casamento mais ecológico
Fotografia por Tiago Ferreirinha

Como organizar um casamento ecologicamente responsável?

Se há coisa para que as notícias nos têm alertado nos últimos tempos e onde as marcas têm gasto somas avultadas de dinheiro é na preservação do ambiente e na pegada ecológica. Com um crescente número de pessoas que sem mantêm alerta e com um ativismo bastante vincado para a preservação da natureza é natural que muitos dessas pessoas sejam noivos e estejam a preparar um casamento nos próximos tempos. E gostavam de algumas ideias para um casamento ecológico. Por isso a pergunta que se fazem é:

Como fazer um casamento eco?

Neste artigo dou-vos algumas ideias a porem em prática ou pelo menos considerarem para que a pegada ecológica/ambiental do vosso dia mais especial não seja um peso na consciência para vocês. Começamos?

  1. Vestido de noiva e fato do noivo

Eu sei, todos sabemos que muitas mulheres sonham em se vestirem de branco para o casamento, muitas vezes com vestidos altamente elaborados, é uma tentação muito grande e parte da magia de um dia de casamento. Não o podemos negar. Mas há outras formas de fazer isto. Uma delas passa por usar vestidos em segunda mão que estão muitas vezes irrepreensíveis e com pequenos ajustes se pode tornar o vestido ideal para vocês. O mesmo acontece com os fatos dos noivos. Mas se a ecologia para vocês tem um limite e não estão dispostos a usar peças em segunda mão que tal comprarem peças que possam usar para o resto da vida? Peças mais sóbrias e universais que usarão por muitos anos são uma excelente maneira de justificar a compra de peças novas. Peças sóbrias não significa que sejam menos bonitas ou elegantes. Se perderem tempo a pensar nisto vão ver que podem pôr um visto em todas as coisas que são importantes para vocês no que toca ao que vestem no vosso dia de casamento.

  1. Convidados

Já que estamos a falar do que vão vestir para o casamento aquela que provavelmente tem mais impacto no ambiente e nos bolsos dos convidados é incentivarem-nos a reutilizarem peças de roupa que já têm ou que levaram a outro casamento sem terem que comprar um fato ou vestido novo para mais um casamento. Acreditem que esta é a mais simples e com maior impacto ! E todos vos vão adorar por isso. Pontos de bónus para um dia épico e memorável.

  1. A comida não tem que ser vegan

As opções vegan para o que é servido nos casamentos a nível de alimentação estão a aumentar mas um casamento ecológico não tem que passar obrigatoriamente por esta escolha! Uma coisa tão simples como reduzirem as refeições de 2 pratos para apenas 1 faz uma grande diferença. E nos aperitivos podem trabalhar de forma a que não exista tanto desperdício. Desperdício que no fundo estão a pagar e que irá para o lixo. Ficam a perder duas vezes. E acreditem na palavra de quem já tem dezenas e dezenas de casamentos no bolso. Há comida em exagero nos aperitivos. Apostam na qualidade em vez da quantidade.

  1. Fogo de artificio

O fogo de artificio é algo que fica muito bonito num casamento mas que tem um forte impacto na fauna local. O ruído e a luz excessiva podem assustar e desorientar os animais. Podem optar por fogo preso, tal como as famosas cascatas. Podem optar por utilizar apenas a luz dos telemóveis dos convidados se for um ambiente intimista o suficiente (podem ver ESTE link para esta e outras ideias). Evitem também o lançamento de balões que é algo altamente poluente e irresponsável! Estão literalmente a deitar lixo para o ar sem se preocuparem onde vai cair…

  1. Deslocações mais eficientes

Esta parte é complicada de executar mas é também das que mais impacto pode ter. E há muitas soluções para este problema. A primeira começa por os noivos se arranjarem no mesmo sítio onde vai ser a cerimónia quando é civil e mesmo quando não é civil vemos cada vez mais noivos que preferem acordar e ajudarem-se mutuamente a arranjar e posso dizer que torna tudo muito mais especial e íntimo. Menos tradicional mas mais especial.

Outra solução é reduzir o número de pessoa que vão ter a casa dos noivos antes da cerimónia. Já tive casos em que estavam lá mais de 15 pessoas e para além de desnecessário atrasa sempre todos os horários e aumenta o nível de stress de todos os envolvidos.

Casar perto do local de habitação ou de residência da maioria dos convidados também é uma opção.

Por último criar um grupo onde as pessoas possam todas falar e partilharem carros para que existem o mínimo de veículos possíveis a deslocarem-se para os mesmos sítios.

  1. Lembranças

A lembrança mais importante que as pessoas vão levar do vosso casamento serão as memórias e não um pequena garrafa de vinho do Porto ou uma peça qualquer em plástico ou tecido que passará o resto das suas vidas no fundo de uma gaveta. Puxem pela criatividade e ofereçam produtos que sejam ecológicos, que ajudem as pessoas a ser ecológicas ou ofereçam a própria ecologia canalizando o valor que iriam gastar nestas lembranças numa instituição de defesa ambiental e digam-no aos convidados! a ZERO ou a SURFRIDER PORTO podem ser boas soluções mas podem encontrar algumas mais locais.

Há muitas soluções e ideias para um casamento ecológico. Neste artigo apresento-vos algumas que acredito serem as mais fáceis de aplicar ou com maior impacto. Mas há muitas mais soluções e oportunidades de inovar. Puxem pela criatividade e tornem o vosso dia num dia Mais e não num dia Menos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *