
Como organizar um casamento ecologicamente responsável?
Se há coisa para que as notícias nos têm alertado nos últimos tempos e onde as marcas têm gasto somas avultadas de dinheiro é na preservação do ambiente e na pegada ecológica. Com um crescente número de pessoas que sem mantêm alerta e com um ativismo bastante vincado para a preservação da natureza é natural que muitos dessas pessoas sejam noivos e estejam a preparar um casamento nos próximos tempos. E gostavam de algumas ideias para um casamento ecológico. Por isso a pergunta que se fazem é:
Como fazer um casamento eco?
Neste artigo dou-vos algumas ideias a porem em prática ou pelo menos considerarem para que a pegada ecológica/ambiental do vosso dia mais especial não seja um peso na consciência para vocês. Começamos?
- Vestido de noiva e fato do noivo
Eu sei, todos sabemos que muitas mulheres sonham em se vestirem de branco para o casamento, muitas vezes com vestidos altamente elaborados, é uma tentação muito grande e parte da magia de um dia de casamento. Não o podemos negar. Mas há outras formas de fazer isto. Uma delas passa por usar vestidos em segunda mão que estão muitas vezes irrepreensíveis e com pequenos ajustes se pode tornar o vestido ideal para vocês. O mesmo acontece com os fatos dos noivos. Mas se a ecologia para vocês tem um limite e não estão dispostos a usar peças em segunda mão que tal comprarem peças que possam usar para o resto da vida? Peças mais sóbrias e universais que usarão por muitos anos são uma excelente maneira de justificar a compra de peças novas. Peças sóbrias não significa que sejam menos bonitas ou elegantes. Se perderem tempo a pensar nisto vão ver que podem pôr um visto em todas as coisas que são importantes para vocês no que toca ao que vestem no vosso dia de casamento.
- Convidados
Já que estamos a falar do que vão vestir para o casamento aquela que provavelmente tem mais impacto no ambiente e nos bolsos dos convidados é incentivarem-nos a reutilizarem peças de roupa que já têm ou que levaram a outro casamento sem terem que comprar um fato ou vestido novo para mais um casamento. Acreditem que esta é a mais simples e com maior impacto ! E todos vos vão adorar por isso. Pontos de bónus para um dia épico e memorável.
- A comida não tem que ser vegan
As opções vegan para o que é servido nos casamentos a nível de alimentação estão a aumentar mas um casamento ecológico não tem que passar obrigatoriamente por esta escolha! Uma coisa tão simples como reduzirem as refeições de 2 pratos para apenas 1 faz uma grande diferença. E nos aperitivos podem trabalhar de forma a que não exista tanto desperdício. Desperdício que no fundo estão a pagar e que irá para o lixo. Ficam a perder duas vezes. E acreditem na palavra de quem já tem dezenas e dezenas de casamentos no bolso. Há comida em exagero nos aperitivos. Apostam na qualidade em vez da quantidade.
- Fogo de artificio
O fogo de artificio é algo que fica muito bonito num casamento mas que tem um forte impacto na fauna local. O ruído e a luz excessiva podem assustar e desorientar os animais. Podem optar por fogo preso, tal como as famosas cascatas. Podem optar por utilizar apenas a luz dos telemóveis dos convidados se for um ambiente intimista o suficiente (podem ver ESTE link para esta e outras ideias). Evitem também o lançamento de balões que é algo altamente poluente e irresponsável! Estão literalmente a deitar lixo para o ar sem se preocuparem onde vai cair…
- Deslocações mais eficientes
Esta parte é complicada de executar mas é também das que mais impacto pode ter. E há muitas soluções para este problema. A primeira começa por os noivos se arranjarem no mesmo sítio onde vai ser a cerimónia quando é civil e mesmo quando não é civil vemos cada vez mais noivos que preferem acordar e ajudarem-se mutuamente a arranjar e posso dizer que torna tudo muito mais especial e íntimo. Menos tradicional mas mais especial.
Outra solução é reduzir o número de pessoa que vão ter a casa dos noivos antes da cerimónia. Já tive casos em que estavam lá mais de 15 pessoas e para além de desnecessário atrasa sempre todos os horários e aumenta o nível de stress de todos os envolvidos.
Casar perto do local de habitação ou de residência da maioria dos convidados também é uma opção.
Por último criar um grupo onde as pessoas possam todas falar e partilharem carros para que existem o mínimo de veículos possíveis a deslocarem-se para os mesmos sítios.
- Lembranças
A lembrança mais importante que as pessoas vão levar do vosso casamento serão as memórias e não um pequena garrafa de vinho do Porto ou uma peça qualquer em plástico ou tecido que passará o resto das suas vidas no fundo de uma gaveta. Puxem pela criatividade e ofereçam produtos que sejam ecológicos, que ajudem as pessoas a ser ecológicas ou ofereçam a própria ecologia canalizando o valor que iriam gastar nestas lembranças numa instituição de defesa ambiental e digam-no aos convidados! a ZERO ou a SURFRIDER PORTO podem ser boas soluções mas podem encontrar algumas mais locais.
Há muitas soluções e ideias para um casamento ecológico. Neste artigo apresento-vos algumas que acredito serem as mais fáceis de aplicar ou com maior impacto. Mas há muitas mais soluções e oportunidades de inovar. Puxem pela criatividade e tornem o vosso dia num dia Mais e não num dia Menos.