Como organizar um dia de casamento?

Noivos na igreja no dia do casamento durante a cerimónia.
Casamento numa igreja tradicional portuguesa.

Querem organizar um horário para o dia do vosso casamento?

A maioria das pessoas nunca casou por isso é compreensível que tenham dificuldade em saber como organizar um dia de casamento e que isso as assuste até. A pressão que sentem para que tudo corra da melhor forma, pautado pela eficiência e tranquilidade, pode levar qualquer um ao desespero. A pensar “No que é que me fui meter!? O que é que se está a passar? porque é que as madrinhas ainda não chegaram? Porque é que o fotógrafo me diz que estamos quase sem tempo para a sessão de fotos enquanto o chefe de sala diz que a comida está arrefecer e estão todos à espera que entremos na sala? Tirem-me daqui!!” Criar com meses de antecedência um cronograma, juntamente com todos os fornecedores garante que toda a gente sabe o que tem que fazer e que tudo vai correr da melhor forma quando chegar a hora H.

Um cronograma para o casamento não serve apenas para os noivos, mas também para os fornecedores, para que trabalhem juntos de forma a criarem as condições para o vosso dia de sonho! Vai salvar-vos a vocês e aos fornecedores muitas dores de cabeça, acreditem.

Na minha experiência, quanto maior a antecedência e detalhe com que é feito o planeamento por parte do casal mais provável é que tudo funcione na perfeição no dia que prepararam com tanto afinco! E a melhor parte disso? É que quando chegar o dia do casamento todos sabem o que têm a fazer e a vossa única preocupação é relaxarem e aproveitar esse dia tão esperado!

Uma dica que vos posso dar é que atribuam a cada etapa um período de tempo ajustado (pecar por excesso em vez de defeito), para que depois não andem a correr.

O planeamento do dia de casamento deve incluir:

  • Preparação do noivo e respetivas fotos (ter atenção que todos que vão a casa do noivo saibam as horas em que devem comparecer)
  • Preparação da noiva e respetivas fotos (ter atenção com o tempo necessário para o cabelo e make up, principalmente se os profissionais tiverem que atender várias pessoas)
  • Chegada dos convidado ao local da cerimonia e respetiva entrada e acomodação
  • Noivo chegar à cerimónia e entrada com mãe/pai/pessoa que o noivo faz questão que o acompanhe
  • Noiva chegar também à cerimónia e respetiva entrada
  • Cerimónia começa
  • Cerimónia termina
  • Saída da cerimónia e cumprimentos aos convidados
  • Tirar foto de grupo
  • Deslocação para local do copo d’água se for o caso
  • Receção aos noivos no copo d’água
  • Abertura dos aperitivos e convívios
  • Fotos com a família e de grupo
  • Eventualmente, sessão dos noivos antes da entrada na sala
  • Receção aos noivos na sala da refeição
  • Refeição
  • Animações diversas e convívio
  • Primeira dança, dança com pais e baile
  • Lançamento do ramo
  • Abertura do bolo
  • Party Rock!

Coisas que devem ter em conta no vosso planeamento:

Preparação

Se forem muitas pessoas ter a vossa casa isto pode ocupar mais tempo, principalmente se elas se maquilharem e arranjarem o cabelo lá. Se como eu, acham que é importante dormir o mais possível e não querem acordar demasiado cedo, pensem em contratar mais do que uma maquilhadora e cabeleireiro. É um investimento que pode fazer diferença na energia com que enfrentam o dia por não terem que acordar tão cedo. O cabelo e maquilhagem devem ser deixados para último na vossa preparação para que estejam com um ar mais fresco antes de saírem para a cerimónia.

Certifiquem-se de combinar um horário com o fotógrafo para que ele chegue a tempo de fazer bem o seu trabalho, já com todos presentes e que também esteja coordenado com a equipa que vai tratar de vocês!

Durante a Cerimónia

Quando pensarem sobre a vossa cerimônia, é importante que considerem em que época do ano se vão casar. Para um casamento de verão, eu recomendo marcar a cerimônia mais perto do final da tarde (especialmente para as cerimônias ao ar livre), isso garantirá a melhor luz para as vossa fotos. Além disso, os convidados vão estar mais confortáveis sem um sol alto de meio dia a bater-lhes na cabeça! E já sei no que estão a pensar: “Mas então isso deixa pouco tempo para aproveitar o resto do dia!”. Ao que eu respondo: “Mais vale um casamento mais curto e com a energia sempre no máximo do que um casamento que se alarga muito e deixa todos cansados” E acreditem, têm tempo suficiente para disfrutar de tudo ao máximo.

Casar no inverno? Para isso têm que optar por algumas horas mais cedo para garantirem que têm luz! Tendo em conta que mesmo dentro dos edifícios a luz será menor. e ainda há as fotos de família e de grupo!

Fotos de Família

É muito importante não se esquecerem de incluir este espaço de tempo no vosso planeamento. Dependendo do número de convidados podem ser necessários entre 45 minutos e 1 hora (calculem 2 a 3 minutos por grupo) quando todos estão avisados e preparados para este momento. E depois disso as fotos do casal. Alguns fotógrafos conseguem trabalhar com pouco tempo para que não se demorem muito tempo longe dos convidados. Nenhum dos meus casais alguma vez se arrependeu de dedicar espaço para estas fotos, principalmente se tudo for organizado para acontecerem ao pôr do sol.

Se tiverem interesse em tirar as fotos num espaço diferente daquele em que acontece o copo d’água, devem calcular deslocações e perceber se pode haver algum evento que provoque trânsito pelo caminho.

Durante a Receção

Divirtam-se com os vossos familiares e convidados, comam, bebam e caso seja o caso, façam atividades que vos façam sentido. No entanto um conselho, não organizem demasiadas atividades porque muitos dos convidados querem disfrutar da presença uns dos outros e conviverem também entre si. E algumas atividades podem sofrer atrasos e depois fica tudo muito apertado.

Por fim, não desesperem se nem tudo correr exatamente como planeado no vosso dia de casamento. Afinal, saber como organizar um dia de casamento não é fácil. E para além disso vocês não controlam o tempo e garantiram alguma flexibilidade no planeamento. E alguns momentos improvisados acabam por tornar-se nas melhores memórias!

Toda a gente vai fazer todos os possíveis para que tudo corra pelo melhor no final do dia. Certifiquem-se apenas que vão falando com o vosso fotógrafo se existirem alterações para que ele possa acompanhar e cobrir tudo.

Garantam que têm tempo de respirar, abraçar a família e beber o vosso champanhe!

Se ainda não têm fotógrafo falem comigo sem compromisso!

Querem saber como tirar o máximo proveito das fotos de família ? Vejam este artigo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *