Como tirar as melhores fotos de família no vosso casamento

Quando me reúno com clientes para discutir os tipos de imagens que eles esperam que eu capture, o tema das fotos de família no casamento às vezes pode ser ligeiramente controverso. Um dia de casamento pode ser bastante atribulado e reunir todos os familiares e amigos num só lugar ao mesmo tempo pode parecer algo desnecessário e quase impossível. Acreditem em mim, eu entendo – manter primos jovens quietos, puxar tios rebeldes do bar do gin e irmãos sociais para longe das conversas de família pode fazer esta parte do dia parecer assustadora.

Embora eu entenda perfeitamente a complexidade da dinâmica familiar, não posso deixar de enfatizar a importância de reservar tempo para as fotos de família. Mesmo que vocês não sejam os maiores fãs de fotos formais, prometo que essas serão as imagens do vosso casamento que mais vão valorizar.

Como posso ter tanta certeza? Eu já perdi a conta de todas as pessoas que nos últimos anos me agradeceram pelas suas fotos de família, como adoram ter todas as pessoas importantes representadas nas fotos do casamento e ver as fotos que as avós e as tias têm em casa e que cuidam com todo o amor. Para muitos, essas fotos adquirem um significado ainda mais profundo depois que um membro da família deixe de estar entre eles. Qual a melhor maneira de celebrar a vida de uma pessoa do que exibir uma imagem dela rodeada pela família (e nas suas roupas mais elegantes)? Embora isto possa parecer um pouco estranho (eu percebo!), pode ser reconfortante saber que têm algumas imagens adoráveis ​​de membros mais velhos da família para trazer de volta as boas lembranças quando olharem para elas anos mais tarde.

Se pareço muito insistente na importância das fotos de família, é porque algumas pessoas já tiveram experiências menos boas antes. Num dos casamentos que fotografei, cometi o erro de deixar os noivos me convencerem a não tirar as fotos de família. Foram inflexíveis, eu era inexperiente e deixei passar para não criar atrito com os noivos. E adivinhem! Recebi um e-mail da mesma noiva passados uns tempos a dizer que de facto deviam ter tirado fotos formais com os convidados.

Outra questão que gosto de frisar é a de que as fotos de família são uma excelente oportunidade de olharem nos olhos todos os convidados que fizeram questão que estivessem no vosso casamento e cumprimentá-los e dedicarem-lhes 30 segundos do vosso tempo.

Eu insisto nisto para o vosso bem porque eu nem sequer sou do tipo de fotógrafo que vende fotos no casamento. Todas as minhas fotos são entregues em galeria online em alta qualidade para poderem fazer download e imprimirem onde e como quiserem, apesar de também ter opções para impressões de fotos de fornecedores profissionais.

Como executar as fotos de família!

Agora que vos convenci de que as fotos de família são necessárias e algo que vão estimar para o resto da vida deixem-me garantir que o processo não precisa ser demorado ou stressante. Para capturar as melhores fotos de família no vosso casamento, vocês precisam apenas de fazer um planeamento com antecedência. O primeiro passo acontece bem antes do grande dia, quando vocês fazem uma lista das fotos de família que desejam tirar. Pensem sobre as diferentes configurações familiares que desejam fotografar e anotem tudo. Não há anda de mal com uma cábula!

Timing é tudo.

Pela minha experiência, a melhor altura para tirar as fotos de família é a meio dos aperitivos. Por quê? A última coisa que vocês vão querer fazer logo depois de dizerem o sim e saírem da igreja e estarem cobertos de arroz e confettis é passar tempo a reunir membros da família que podem estar em qualquer lado (alguns inclusive já a caminho do espaço onde será a festa). Tentem avisar com antecedência a família e os amigos que vocês vão tirar fotos de família a meio dos aperitivos e que quando começarem a chamá-los para esse momento que respeitem e se comecem a reunir no sítio escolhido. Indicar 2 ou 3 pessoas que tenham confiança coma maior parte dos convidados para ajudarem nessa tarefa é bem pensado e os fotógrafos agradecem.

Faça-se luz!

Como acontece com todas as imagens tiradas no dia do vosso casamento, a iluminação é muito importante ao planearem as fotos de família. Se vocês estão preocupados em ficarem sem luz natural, ou se vão casar no inverno, por exemplo, a meio dos aperitivos é de facto a melhor altura. E toda a gente já comeu e bebeu! Por isso estão todos felizes e bem dispostos. Mas quando visitarem os espaços tenham noção que o melhor cenário nem sempre é o melhor local porque as pessoas vão estar a olhar diretamente para o sol com os olhos franzidos e vocês vão torrar. Por isso mais vale um local com sombra e um fundo arranjadinho do que uma excelente paisagem com uma luz pouco favorecedora.

Localização, localização, localização

Outra consideração é a proximidade. Vocês não querem que os vossos familiares mais velhos e com menos mobilidade tenham que se deslocar para muito longe, ou as mulheres que usam aqueles saltos fabulosos que compraram apenas para o seu casamento, provavelmente apreciarão não ter que caminhar muito para as fotos de família.

As fotos de família podem não estar no topo da vossa lista de prioridades quando se trata de capturar a magia do dia do vosso casamento mas definitivamente, devem ser incluídas nos vossos planos. Com um bocado de planeamento, o processo pode ser totalmente fluído e divertido e vocês podem surpreender-se com o quanto elas vão significar no futuro. As fotos de família do vosso casamento podem muito bem ser as vossas imagens favoritas do grande dia, e vocês ficar contentes por terem dedicado tempo a tirá-las. Acreditem!

Podem ver como usar as fotos do vosso casamento:

aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *