O que é afinal o Clubhouse ?

app clubhouse na app store
App clubhouse

Clubhouse. De certeza que já ouviram falar desta app algures nas vossas redes sociais. Ou alguém a anunciar que tem convites ou que vai criar uma sala sobre tendências do marketing, design ou fotografia. E que só funciona em iPhone, mais precisamente em IOS. Já ouviram falar muito, já viram prints mas ainda não perceberam do que se trata. Este artigo pretende esclarecer-vos e levantar um pouco do véu do que é afinal o Clubhouse e a app que tem mudado o dia a dia de criativos !

Explicação sobre o que é a Clubhouse

Segundo o site oficial da app:

“O Clubhouse foi projetado para ser um espaço para conversas e expressão individual autênticas – onde as pessoas se podem divertir, aprender, fazer conexões significativas e compartilhar experiências valiosas com outras pessoas ao redor do mundo. Abaixo estão alguns princípios orientadores que acreditamos serem importantes.

  • Seja você mesmo. A autenticidade do Clubhouse começa com as pessoas.
  • Seja respeitoso. Isso se aplica a todas as pessoas, em todos os momentos.
  • Seja inclusivo. Tolerar, acolher e considerar diversas pessoas e perspetivas.
  • Crie empatia e compreensão. Participe de debates de boa fé.
  • Promova conexões significativas e genuínas. É disso que se trata o Clubhouse.”

Ok yeah. Mas o que é a clubhouse? Quando os meus amigos me perguntam o que é esta app eu costumo dar esta frase feita: “É um misto de podcast ao vivo em que os ouvintes podem participar para esclarecer ou contribuir para o debate e uma chamada em grupo mas sem a confusão de as pessoas falarem umas por cima das outras porque para intervir têm de pedir autorização (levantar a mão como nas aulas) e ser autorizados pelo moderador”

Para que serve a Clubhouse

Para mim tem servido para aprender e conectar-me com os principais nomes da indústria onde me insiro (fotografia) quer em Portugal como em todo o mundo! Já imaginaram estar a conduzir, a ouvir uma sala e de repente participar e falar diretamente com os vossos ídolos? É impagável e uma oportunidade de networking e crescimento incríveis. Como para já a maioria do público são criadores e criativos a dinâmica é muito de partilha de experiências e conhecimento. No futuro? Não sabemos. Há muitas oportunidades para serem exploradas nesta plataforma.

Clubhouse durante a pandemia e confinamento

De todas as redes sociais e plataformas que já experimentei esta é a mais humana e mais profunda. Escutar a voz (de pessoas que estão em suas casas, a passear o cão e às vezes ouvir esses momentos de fundo), falar com várias pessoas como se tivessem numa chamada de grupo gigante com amigos é uma experiência super reconfortante e enriquecedora. Faz-nos sentir mais parte de uma comunidade nestes tempos em que somos obrigados a isolar-nos . Faz-nos sentir menos sozinhos. E nesta altura é o maior valor que qualquer plataforma pode dar à sua comunidade.

Futuro da Clubhouse

Vejo que no futuro, na área que estou inserido, os fotógrafos e fornecedores possam criar grupos com noivas e noivos para os ajudarem com questões que possam ter e ideias de casamento como se fosse um grupo de Facebook mas ao vivo ( Acho que acebei de aumentar a minha descrição em frase feita ) . Vejo também que pode substituir muitos formatos de workshop e mentorias com salas e clubs privados com o pagamento de valores mensais.

Porque a Clubhouse só funciona em IOS

Segundo os criadores este é o sistema operativo mais utilizado na área onde estão inseridos e onde começaram e também tem menos problemas de estabilidade por ser um Sistema Operativo próprio para um hardware (iPhones e iPad) ao contrário do android que é uma base utilizadas para muitas marcas e hardwares diferentes. A juntar a isto está uma questão de números. Os utilizadores de IOS são menos do que os de android e isso permite que a app cresça mais sustentada e estável nesta fase de beta em que está em testes. Será num futuro próximo disponibilizada para android. esta necessidade de crescer de forma sustentada e estruturada é também a razão pela qual funciona apenas por convites porque assim há um número limitado de novas inscrições e utilizadores por dia. Mas podem já inscrever-se e reservar o vosso nome de utilizador até terem um convite.

Este artigo não pretende ser um guia, para isso têm muitos outros na internet sobre como se iniciarem no Clubhouse. Aqui eu pretendia apenas deixar-vos com um ideia do que é e desmistificar esta nova app que acredito se irá solidificar no futuro.

Se quiserem tentar a vossa sorte a ver se tenho convites enviem-me um DM na minha página de Instagram @tiagoferreirinha.weddings .

Se quiserem ver o meu trabalho de fotografia de casamento sigam este link .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *