Sessão de Casal ou Noivado. O que é e para que serve?

Foto de um casal numa piscina infinita no Douro
sessão de noivado no Douro

O dilema de muitos casais, fazer ou não fazer uma sessão de casal ou noivado?

“Ah, mas eu não tenho paciência para tirar fotos nem tenho muito jeito…”. É aquilo que mais vezes ouvi ao longo dos anos.

Apesar de ultimamente ter tido grande adesão e muitos casais gostarem da ideia, há ainda outros que apresentam resistência em relação a este tipo de sessão. Não se sentem à vontade, acham que não vão ter desenvoltura à frente da câmera, ou pura e simplesmente não faz o seu estilo. E está tudo certo! Mas deixem-me partilhar com vocês a minhas perspetiva.

Respostas que vão encontrar neste guia de sessão de casal/noivado:

-O que é uma sessão de casal/noivado?

-Quais as vantagens de fazer uma sessão de casal?

-Como escolher o lugar para a vossa sessão de noivado?

-Que roupa usar na sessão de casal?

Em primeiro lugar, vamos concordar de que ninguém sabe ao certo o que chamar a este tipo de sessões? De namoro? De casal? De noivado? Pré-casamento? Devem ter reparado que tenho escrito de várias formas nas poucas palavras que já lerem deste artigo! Quem é a autoridade que regula esta nomenclatura afinal? Tenho que averiguar! Para já continuamos na indecisão…

Depois, quero dizer que não acho que este tipo de sessões sejam obrigatórias. Como sabem sou contra o fazer-se só porque toda a gente faz. Ninguém “tem de fazer” nada. Cada um tem a sua maneira de ser e as suas ideias.

Mas gostava de vos apresentar neste post um ponto de vista diferente em relação às sessões de pré-casamento. Devemos entendê-la como um momento descontraído, de cumplicidade, que reflita a vossa personalidade como indivíduos e como casal.

O que é uma sessão de noivado?

De forma sucinta é nada mais nada menos que uma sessão fotográfica com o casal antes do dia do casamento. É uma sessão num ambiente descontraído, relaxado e fluído, que seja um reflexo da personalidade do casal.

Portanto, trata-se de uma sessão bastante personalizada. A intenção é que idealmente seja num ambiente familiar (ou não) com o qual o casal se identifique, que tenha um significado e onde se sintam o mais à vontade possível.

foto de um casal na praia durante uma sessão de casal

Vantagens de fazer uma sessão pré casamento ?

Na minha experiência alguns dos benefícios são:

Estabelecer uma conexão com o fotógrafo que vai fotografar o casamento. Se a primeira vez que trabalharem com um fotógrafo for no dia do vosso casamento não vão estar à vontade e vão estar mega consciente da câmera, o que leva a que se abstenham de expressar as vossas emoções e a vossa personalidade! É isso que querem? Este tipo de sessão serve para que percam o medo à câmera e se habituem a estar em frente a uma lente enquanto constroem uma relação com a pessoa que vos vai acompanhar durante todo o dia do casamento! É uma sessão de preparação, um ensaio!

As fotos podem ser utilizadas na decoração do casamento, no save the Date, nos convites, etc. Isto torna todo o processo mais pessoal e mais vosso! Para além de terem fotos vossas tiradas por um profissional sem ser com o vestido e fato de casamento! Até podem depois fazer uma destas por ano conforme a família vai aumentando.

Tirarem a cabeça da organização do casamento e disfrutarem de um momento divertido juntos. Aproveitarem para parar, respirar e aproveitar os últimos cartuchos desta fase da vossa vida 🙂

foto de um casal a preto e branco

Como escolher o lugar para a vossa sessão de casal?

Escolher um local para esta sessão pode ter vários critérios e todos eles mega válidos.

Por exemplo, no sítio onde se conhecerem, na vossa cidade preferida, em vossa casa, na natureza se for algo que vocês gostem ( pontos bónus se for num trekking de várias horas para chegar a um sítio super especial!) , no vosso bar preferido, numa quinta no douro! Não há limites à imaginação e criatividade. Como por exemplo enquanto fazem uma tatuagem!

foto de um casal na natureza com o sol de plano de fundo

Que roupa usar nestas sessões?

Eu diria algo confortável para o sítio que pretendem e que se adeque às condições climatéricas. Depois é só deixarem a vossa personalidade e gostos pessoais brilharem! Costumo dizer para não usarem nada com logos grandes e frases mas se for esse o vosso estilo força nisso! Não sou nenhum ditador da moda 😛 Ah! A não ser que seja muito importante para vocês marcarem essa posição, usarem roupas que complementem a do vosso par é sempre bem jogado. Ou não! Não sei, façam como quiserem e sejam felizes 😀 Dependendo do sítio que escolherem possa dar algumas dicas em questão de cores que complementem ou criem contraste de acordo com o vosso estilo.

Agora estão prontos para avançarem para uma sessão de casal/noivado/namorados? Então enviem-me um email e vamos criar fotos incríveis!

Também podem ver mais sobre o meu trabalho no meu site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *